terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ricardo Machaqueiro (1958/2013)


Faleceu esta noite, com a idade de 55 anos e após uma longa e encarniçada luta contra sucessivas doenças oncológicas, Ricardo Machaqueiro.

Entre outras coisas, era antropólogo. Mas foi, ao longo da vida, deixando a sua marca e granjeando respeito e amizade em áreas como o ativismo social, a gestão de carreira de grupos musicais, a edição livreira ou o associativismo local – campo onde foi dirigente e estudioso de diversas coletividades lisboetas.

Nos últimos anos, era doutorando de antropologia no Instituto de Ciências Sociais da U Lisboa, focando os seus esforços no estudo de uma sua referência de juventude: a União dos Estudantes Comunistas (1972-1979), a sua história, as formas de ser vivida e o seu impacto no percurso dos seus militantes que, conforme gostava de salientar, se espalham hoje por todo o espetro político-partidário e por surpreendentes postos do aparelho de Estado.

O agravamento da sua situação de saúde não lhe permitiu terminar este trabalho antropológico, já bastante adiantado quanto à recolha empírica. É de esperar que a instituição que o acolheu como doutorando queira honrar os seus esforços e perseverança, em condições tão difíceis, e venha a assegurar o tratamento e divulgação dos materiais por si recolhidos.

O corpo de Ricardo Machaqueiro será velado amanhã, das 16 às 23 horas, na Casa Mortuária do Hospital de Santa Maria, de onde sairá às 9 horas de quinta-feira para o cemitério do Alto de São João, onde será cremado.

1 comentário:

Paulo Ramos disse...

O Ricardo merece a presença daqueles de quem foi Amigo, porque amigos destes são raros de encontrar